quarta-feira, 3 de março de 2010

A ARTE TESTEMUNHANDO A HISTÓRIA


As pinturas abaixo são feitas em paredes. Elas retratam cenas do cotidiano, mas milhares de anos as separam.


Maurício Villaça; grafitismo


Bisões na gruta de Lascaux - França



Mesmo que não houvesse legenda nas fotos, com certeza saberíamos dizer qual é a pintura pré-histórica e qual é a pintura do final do século XX.
Um artista pré-histórico jamais poderia pintar prédios, mulheres vestidas assim e um artista moderno só conhece o bisão como animal em extinção. Além disso, os materiais utilizados também evidenciam tempos diferentes.
Na Pré-história não existia o spray nem as tintas látex e acrílica, usada pelos grafiteiros. As tintas eram retiradas da natureza.
A arte é fiel testemunha da história construída pelo homem. Ao esculpir, pintar e desenhar, um artista retrata a realidade. Os acontecimentos políticos, econômicos, sociais influenciam a sua criação. Veja:


Irmãos Limbourg/Iluminura
Idade Média

Café- Portinari

As Respingadeiras- Millet



Trabalhadores egípcios




Embora as figuras acima mostrem pessoas trabalhando, percebemos épocas diferentes em cada uma delas através dos ambientes retratados, vestimentas etc.
No entanto, não podemos esquecer que, além de testemunhar a história por intermédio da arte, o artista poderá criar uma obra que não esteja diretamente relacionada à realidade do meio em que vive. Ele poderá pintar, desenhar, esculpir, compor uma música e, assim, expressar novas realidades, seus sentimentos, suas idéias sobre forma, cor, movimento etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário