quarta-feira, 3 de março de 2010

AFINAL, O QUE É ARTE?


AFINAL, O QUE É ARTE?


Você já pensou que muitas vezes uma única palavra quer dizer várias coisas, têm muitos significados? Tudo depende do contexto, ou seja, da situação, e às vezes até do tom que se fala.
A palavra “fera”, por exemplo. Se abrir o dicionário, você vai ver que fera é um animal selvagem, violento, que vive afastado do homem e da civilização (ou preso no zoológico). 










Tudo isso é verdade, claro.Mas de repente você escuta alguém contar um caso: “Pois é, o Antenor virou uma fera quando bateram no carro dele”. Isso não quer dizer que o tal Antenor se transformou num animal selvagem, violento e tudo o mais. E você logo entende que nessa situação, ou nesse contexto, “fera” quer dizer “furioso” ou algo parecido.



Quando Ayrton Senna ganhou uma corrida naquelas alegres manhãs de domingo, dizia-se que ele era uma “fera” . Um bicho selvagem? Lógico que não. O que queria dizer isso? Que ele era um ás no volante, um grande campeão, um constante vencedor.



A essa altura de nossa conversa você deve estar se perguntando:“Mas o qual a relação que arte tem com a palavra fera?" Bem, o que queremos é fazer o leitor pensar nos  vários significados que uma palavra pode ter conforme o contexto, a situação, para não lhe dizer que sob esse aspecto a palavra “arte” é campeã. Quer ver?

Uma palavra, muitos sentidos


Quando uma criança apronta alguma, as pessoas dizem:  “Mas essa criança vive fazendo arte”. Que tipo de “arte” a criança faz? Sobe em árvore e lá de cima ficava infernizando a vida do cachorro. Desce a ladeira de bicicleta com os braços abertos e os pés no guidão. Esconde os óculos de seu pai bem na hora em que ele ia ler o jornal... 



(imagem de Salvador Ramirez Madriz, artista conceitual mexicano / retirada do site http://www.arteffinal.coml)

Então nesse contexto qual é o significado da palavra “arte”? “Travessura” ou algo parecido? Correto. Porque a arte que vamos tentar definir, tem alguma coisa a ver com travessura.
Travessura envolve imaginação, criatividade: para aprontar uma boa mesmo é preciso pensar, dar asas à fantasia, inventar. Porque não tem graça nenhuma ficar repetindo sempre as mesmas molecagens. Também é preciso ter coragem, coragem de inventar e de fazer, de quebrar a rotina, de ser diferente, pelo menos por alguns instantes. E o prazer que isso dá é enorme: antes, quando a gente inventa a travessura; durante, quando põe em prática; e depois, quando se lembra dela. Quantos sentimentos estão em jogo, antes, durante e depois: medo, ansiedade, dúvida, alegria, remorso, saudade...





É isso que a arte tem a ver com a travessura: ela também requer imaginação, envolve ousadia, dá prazer, desperta os mais variados sentimentos.


Vamos ver outro exemplo. Você precisa fazer uma pesquisa sobre o autor Albert Sabin, aquele cientista que descobriu a vacina contra a paralisia infantil. E encontra numa enciclopédia a seguinte frase:








“Sabin foi um dos grandes nomes que contribuíram para enobrecer ainda mais a arte da medicina”.

Nesse contexto queremos dizer que o conjunto de conhecimentos e técnicas que envolvem a prática da medicina (da medicina porque esse é o nosso exemplo, mas na verdade o mesmo significado se estende a muitos outros setores da atividade humana).





E isso também tem a ver com arte? Tem. Porque a arte que estamos tentando definir exige conhecimentos e técnicas. O artista precisa dominar as técnicas de sua arte e conhecer o trabalho de outros artistas que vieram antes dele ou são seus contemporâneos.



Mas só esse tipo de conhecimento não basta. O artista precisa também – e principalmente- ter alguma coisa para dizer




Alguma coisa que é fruto de suas experiências de vida e de sua observação das experiências de outros. Em outras palavras: alguma coisa que vem a ser sua visão de mundo, sua maneira de ver o homem, a natureza, Deus.






Uma tentativa de definição

Depois desses exemplos acho que estamos mais ou menos preparados para tentar formular nossa definição.
Poderíamos dizer de modo bem simples que ...


a arte é produto da criatividade humana, que , utilizando conhecimentos e técnicas e um estilo ou jeito todo pessoal, transmite uma experiência de vida ou uma visão de mundo, despertando emoção em quem usufrui.



Quanto mais intensa essa experiência de vida e mais ampla essa visão de mundo, maior emoção a arte desperta. 










Você vê um quadro alegre e luminoso, por exemplo, e fica contente.Ou se acalme contemplando uma pintura de cores suaves. Ou ainda sente medo diante de um quadro que mostra uma cena violenta.
A emoção despertada por uma obra de arte varia muito de indivíduo para indivíduo. 








Um dia você vai ao cinema com um amigo, os dois assistem ao mesmo filme, e um sai dizendo “Que chatice!”, enquanto o outro não pára de repetir “Que beleza!”. Um se entediou, o outro se empolgou. Porque cada um entendeu ou interpretou o filme de um jeito.





E nisso está um dos fatores que constituem a grandeza da arte: ele permite várias interpretações," várias leituras”, quer dizer, várias formas de ver o mesmo produto artístico...








 E por isso desperta os mais variados sentimentos: alegria ou tristeza, serenidade ou inquietação, confiança ou medo. E muitas e muitas vezes também nos leva a pensar sobre o homem e o mundo, sobre nós mesmos e os outros.



Claro que não é uma definição completa. É só um ponto de partida para você refletir sobre o assunto, discuti-lo em classe, levantar questões e formar a própria opinião.


3 comentários:

  1. Amei seu blog. Muito bom e vai me ajudar bastante em minhas aulas de artes. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Que bom que você gostou Gracinete!! Um ano abençoado para você!!

      Excluir