sexta-feira, 19 de março de 2010

ARTE E REALIDADE






(Retirado do livro "Explicando Arte" de Jô Oliveira e Lucília Garcez)


Colheita - Dupré (Realismo)

Durante muitos séculos a arte procurou imitar a realidade, principalmente as artes visuais como a pintura, o desenho e a escultura. O valor do artista estava, então, na capacidade de imitar a natureza com fidelidade e perfeição. As obras desses períodos em que prevalece a arte figurativa transmitem pequenas narrativas e informações preciosas, tal como traços da personalidade da pessoa, detalhes do nível social e da forma de vida, referências às circunstâncias históricas a aos costumes etc.




Essa exigência de copiar a realidade vem dos gregos e romanos, ou seja, da antiguidade clássica. Entretanto, as manifestações artísticas se transformaram e se libertaram dessa necessidade de retratar fielmente o real. E passaram a expressar as idéias de forma abstrata. Talvez esse caminho para a abstração - para a imagem que ão é realista - tenha sido apressado pela invenção da fotografia, do cinema e da televisão.



Esses meios conseguem uma fidelidade muito grande em relação à realidade. As descobertas científicas também levam o artista a procurar novas formas de expressão, já que novos conhecimentos trazem novos questionamentos e inquietações.

Paul Klee

Quando você observa um quadro abstrato, em que as figuras não são facilmente identificáveis, tem que olhar com outros olhos, com outros critérios, com outras expectativas. Nesse caso, as sensações que o quadro provoca são mais importantes que as informações que pode fornecer.




Nenhum comentário:

Postar um comentário