quarta-feira, 24 de março de 2010

ARTE EGÍPCIA




A cultura egípcia de desenvolveu às margens do rio Nilo, na mesma época em que os povos da Mesopotâmia se desenvolviam na região entre os rios Tigre e Eufrates.

name="ProgId" content="Word.Document">
Através de pinturas, relevos e anotações existentes nas paredes das ruínas de palácios, túmulos (pirâmides, hipogeu, mastabas) e templos conhecemos a história do Egito.

Anubis concluinde mumificação de homem morto



Baixo-relevo Kom Ombo Nubia

Os pequenos desenhos que aparecem ao redor das pessoas são a escrita egípcia. A esses caracteres dá-se o nome de hieróglifos.

Dentre os povos da antiguidade, o egípcio foi um dos mais desenvolvidos. Conhecia matemática, astronomia, medicina, artes etc. Era socialmente organizado em faraó (considerado um deus, com poderes totais), sacerdotes, escribas, nobres, militares, artesãos, camponeses e escravos.

Os egípcios eram extremamente vaidosos, com conhecimento profundo de cosmética. Tanto homens quanto mulheres usavam maquiagem e tinham cuidados com o corpo e o cabelo. Eles dominavam também as técnicas da ourivesaria e produziam uma grande quantidade de jóias.



Obelisco



A arquitetura egípcia apresenta proporções grandiosas. Nobres, sacerdotes e faraós moravam em palácios extremamente luxuosos, mas a motivação maior para a arte e a arquitetura egípcia sempre foi a religião.

Os egípcios eram politeístas, esculpiam imagens dos mais variados deuses. E, em homenagem a esses deuses, construíam templos monumentais.

Eles acreditavam que continuariam a viver em outro lugar depois da morte e, para isso, se preparavam durante toda a vida Os mais ricos, principalmente o faraó, construíam seus próprios túmulos, como as pirâmides, as mastabas e os hipogeus - labirintos subterrâneos que escondiam ao máximo de ladrões e saqueadores os objetos com os quais o morto era enterrado. Havia também a preparação dos enxovais funerários: objetos de uso pessoal, jóias, dinheiro, alimentos, perfumes, vasos, estátuas, pois achavam que na nova vida tudo isso lhes seria necessário.


A grande esfinge de Gisé


Máscara mortuária de Tutancâmon


Cofre funerário de Tutancâmon


A pintura egípcia apresenta características muito marcantes. Em relação às cores, por exemplo, predominam os tons avermelhados semelhantes à terra, o marrom, o preto e o branco. Quanto ao desenho, a lei da frontalidade aparece em quase todas as pinturas. Chamamos de lei da frontalidade o hábito de se desenhar os olhos e os ombros das pessoas sempre de frente para o observador, mesmo que os pés e a cabeça estejam de perfil. A preocupação era mostrar cada parte do corpo pelo ângulo mais representativo.




As pinturas eram uma forma de registro da vida e atividades diárias do falecido, nos mínimos detalhes. Afigura masculina sempre em tom avermelhado e a feminina em cor ocre.


Além de ser feita em paredes, a pintura também era realizada sobre uma folha de papel ( tipo de papel usado pelos egípcios proveniente da planta com o mesmo nome).


Papiro

As esculturas têm lugar de destaque na arte egípcia. Elas mostram faraós, rainhas, deuses, escribas e todo o tipo de pessoa sempre com rigidez na posição do corpo e feição do rosto, e os homens (com a cor da pele mais escura) aparecendo sempre maiores que as mulheres. Há esculturas de todos os tamanhos feitas em madeira, pedra, ouro e bronze.



Nefertiti e Akhenaton


Escriba sentado




7 comentários:

  1. Olá Ana!
    Pesquisando sobre arte egípicia encontrei seu blog, estou encantada!
    Tenho certeza que vou aprender muito com seus ensinamentos!
    Desde já obrigada pela generosidade em dividir seu conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Ana Carolina, muito obrigada! Meu desejo é poder trocar idéia com vocês!! Um grande abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Ana! Me enrriqueci bisbilhotando teu blog, muito show. Gostaria de uma idéia em produção sobre arte egípcia, trabalho em escola pública, onde posso contar c bem pouco material, os alunos não trazem. Pensei em trabalhar baixo relevo c gesso, mas não tenho sala de artes, isto não vai virar uma bagunça? Me dê uma idéia!
    Deus abençoe, que possas sempre partilhar de tua sabedoria. Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Juju, Obrigado pelas gentis palavras! Achei a tua idéia muitíssimo especial!!! Estarei enviando algumas sugestões, mais simples, mas na falta de material, poderão ser desenvolvidas!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Olá, Ana!
    Gostei muito do seu blog utilizarei algumas de suas ideias em minhas aulas.
    Valeu!!

    ResponderExcluir
  6. Ana, fico muito feliz em saber que este blog foi útil para você! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, gostei muito do trabalho em seu blog. É muito legal, pois aborta temas variados em seus posts. Já estou seguindo seu blog, se desejar conhecer meu blog o endereço é http://www.construindohistoriahoje.blogspot.com

    ResponderExcluir