sexta-feira, 5 de março de 2010

CÂNDIDO PORTINARI

>

Cândido Portinari nasceu em Brodoski, interior de São Paulo, em 1903. Seus pais eram italianos e vieram para o Brasil esperando melhorar de vida. O primeiro emprego que conseguiram foi numa lavoura de café.

Muitos artistas dedicam a vida ao registro da cultura de seu povo e de seu país. No Brasil, Portinari foi um deles. Esse quadro, por exemplo, foi muito importante para a carreira de Candido Portinari e para as artes plásticas no Brasil. E ainda foi premiado nos Estados Unidos!


Café - Portinari

OBRA
A obra revela claramente um Portinari preocupado com a vida dos trabalhadores rurais. A rotina do trabalho, as roupas, as dificuldades, tudo ficou registrado. O ambiente rural ,mostra uma fazenda de café. porém mais que tudo, ele nos faz perceber o árduo trabalho do campo.

Observe a cor marrom predominante na tela. não há céu, não há horizonte... Há, sim, uma fila interminável de trabalhadores. Podemos até imaginar seus movimentos. Portinari nos intriga quando deixa apenas o rosto de um dos trabalhadores à mostra, mistura a terra aos corpos, mostra o jeito autoritário do capataz. Uma tela com movimento, força e drama!

SUA VIDA
Aos 15 anos, (1919), foi estudar na Escola Nacional de Belas-Artes, no Rio de Janeiro. Como possuía pouco dinheiro, foi morar numa pensão: seu quarto era, na verdade, um banheiro! Certo dia, dormindo dentro da banheira, acordou todo molhado: a caixa d água havia arrebentado e a água foi o seu despertador!

Assim, Portinari ia vivendo com grandes dificuldades financeiras, mas sua vontade de vencer era tão forte, que ele superou tudo.

Portinari participou de diversos concursos. Em 1828 foi finalmente premiado, com uma viagem à Europa, pelo retrato que pintou de Olegário Mariano, poeta pernambucano.

Retrato do Poeta Olegário Mariano - Pintura a óleo/tela – 1928
Museu Nacional de Belas Artes, Rio de Janeiro, RJ


No início de 1930, na França, Portinari conheceu Maria Victória, jovem uruguaia que morava em Paris. Casaram-se e viveram na Europa por mais um ano. Lá ele não pintou quase nada, só andou, observou e aprendeu bastante. De volta ao Brasil, trabalhou como nunca. Pintou diversas telas sobre sua infância e Brodósqui. A obra Café foi pintada nessa época.

Sua principal obra foi deixar gravadas, para sempre, na história e arte do Brasil, pinceladas que buscavam a perfeição sob um ponto de vista muito particular, e o amor à sua gente, suas raízes, sua história.

O QUE OS AMIGOS PENSAVAM DELE:

E como escreveu Jorge Amado: “(...) Foi um dos homens mais importantes do nosso tempo, pois de suas mãos nasceram a cor e a poesia, o drama e a esperança de nossa gente. Com seus pincéis ele tocou fundo em nossa realidade

______________________*_____________________

Cândido Portinari é um dos artistas que eu mais admiro, não apenas pelo seu talento mas pela maneira como escolheu viver. Sem dúvida, Portinari é um grande exemplo de persistência e talento. Muitas vezes temos a tendência de desistir facilmente de nossas "lutas", porém, o que devemos realmente fazer é perseguir nossos objetivos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário