quarta-feira, 3 de março de 2010

COMO LER UMA OBRA DE ARTE?




COMO LER UMA OBRA DE ARTE
Sérgio Cunha


É possível ler uma obra de arte? Sim! Do mesmo jeito que aprendemos a ler, decodificar a linguagem verbal, ou seja, as letras, palavras, frases, etc, precisamos aprender a ler obras de Arte.





E como realizar a leitura de uma obra de Arte? É muito importante ressaltar que não existe um único caminho para a leitura de obras de Arte, mas ...





...durante essa leitura é importante levantar aspectos relacionados a:


Leitura Formal: observar os elementos que compõem, formam a obra de Arte, ou seja, os elementos expressivos, como a linha, a cor, o volume, a perspectiva.


Meninas a ler
Pablo Picasso


Leitura Interpretativa: este é um momento muito rico, em que não existe certo nem errado. Durante esta leitura é possível a cada espectador colocar o que pensa sobre a obra que está vendo, pois cada ser humano percebe, vê e sente uma obra de Arte de acordo com sua história de vida, com o que já sabe e conhece sobre arte.



Contextualização Histórica: localizar a obra no tempo histórico e no espaço, observando o tema, os significados, ou seja, os contextos em que foi criada, auxiliando na compensação e no significado da obra em questão.


Os Operários
Tarsila do Amaral



Quando apreciamos produções artísticas, esses aspectos acabam por interagir uns com os outros, pois a leitura de uma obra de arte é percebida, sentida e significada a partir de nossos conhecimentos, vivências e percepções. Ao fruir a produção artística da humanidade, estamos realizando um diálogo com o mundo.

"Vivência de vida"


Quanto mais estivermos em contato com obras de Arte, mais nos aprofundamos nessa linguagem e conseqüentemente em sua leitura, mais ampliamos nosso repertório, conhecimento e compreensão da produção de Arte da humanidade, quer seja em museus, galerias, exposições, ou até mesmo através de reproduções, pois em alguns casos a presença frente às originais não é possível.



Ler é atribuir significados a algum texto, no caso de obras artísticas, estamos falando de textos visuais, que são lidos a partir do momento que começamos a estabelecer relações entre as situações que nos são impostas pela nossa realidade e de nossa atuação frente a estas questões, na tentativa de compreendê-las e resolve-las. A leitura se torna real quando estabelecemos essas relações.



10 comentários:

  1. Eu tinha q fazer um trabalho e isso me ajudou muito!!:D obg

    ResponderExcluir
  2. Interessante, me Ajudou em concluir uma pesquisa escolar.

    ResponderExcluir
  3. obrigada!consegui fazer uma liçao da escola!

    ResponderExcluir
  4. Fico muito satisfeita em saber que este blog está servindo a outros estudantes!!! Claudio e Alana: Sejam sempre bem vindos!!!

    ResponderExcluir
  5. Esta ajudando muito. Meu seminário agora esta pronto. Obg

    ResponderExcluir
  6. Ana tenho que fala uma coisa, você não só me ajudou na minha pesquisa mais de certa forma feiz com que eu fica-se com uma certa curiosidade sobre o tema. muito obg!!!

    ResponderExcluir
  7. Olá, venho agradecer o excelente trabalho e comunicar que utilizei parte desse material para dar uma aula sobre leitura de obras de arte. Fiz alguns complementos e irei postar como atividade final de um curso que estou fazendo. Irei citar o link do seu blog como referência de pesquisa. Peço licença para isso e desde já agradeço a gentileza de publicar tal material. Irei encaminhar pra vc link da postagem que farei no curso, para que vc verifique o material de sua autoria e também a minha singela contribuição. Caso seja algum problema pra vc entre em contato comigo pelo e-mail: sissimalta@gmail.com

    ResponderExcluir