sexta-feira, 5 de março de 2010

DESENHO




M.C. ESCHER nasceu na Holanda em 1898 e dedicou sua vida à gravura. Em suas obras, a fantasia e o impossível ocupam lugar especial. É possível notar o domínio que o artista tinha em desenhar composições cheias de surpresas visuais. Em seus trabalhos percebe-se perfeição dos traços e a repetição de figuras geométricas.

O mais interessante nas suas obras é que elas parecem naturais à primeira vista, mas uma observação mais atenta mostra que são situações impossíveis.


Eye-M.C.Escher

Drawing Hands (1948) M.C.Escher


Mais do que representar objetos e idéias por meio de linhas, desenhar é imaginar um mundo todo nosso e ao mesmo tempo fazer com que outras pessoas participem dele. Desta maneira nunca estaremos sós.
Este impulso tão natural vem de muito longe, da época em que os homens habitavam as cavernas.


Pintura Rupestre - Gruta de Lascoux na França


Hoje a criança parece repetir no ritual dos rabiscos, das formas e das silhuetas todo o caminho da humanidade até aqui.

PAUL KLEE





O artista suíço Paul Klee (1879-1940) buscava, por meio de traços aparentemente simples em suas obras que às vezes lembram desenhos de crianças, "tornar possível" a proximidade do homem com a origem das coisas. klee, que adorava desenhar, criou uma linguagem própria, influenciava pelo estudo dos desenhos e da escrita de antigas civilizações.

Carnival in the Montain -Paul Klee



DESENHO CEGO:

Pra a realização dessa técnica, coloque um papel sobre a mesa. Observe um objeto com atenção. Perceba suas formas e características. Agora, com o movimento de sua mão, vá desenhando o que você vê sem olhar para o papel.
Veja o resultado. Essa é uma forma interessante de representar o objeto. Agora pinte o desenho. Atenção, concentração e percepção são muito importantes para um bom resultado!

Roger Fernandes Neves
Ensino Fundamental - T. 18AN Escola O Acadêmico/Canoas






Roger Fernandes Neves
Ensino Fundamental - T. 18AN Escola O Acadêmico/Canoas


É interessante o quanto esse "exercício" nos faz ser melhores observadores!!




DESENHO DE MEMÓRIA:

Através de nossa memória podemos visualizar lugares, pessoas e objetos que foram registrados em algum momento de nossa vida.
É por meio dessas lembranças que podemos realizar o desenho de memória, que nada mais é do que a execução de uma imagem mental transportada para o papel.



Perpicácia (1936) - René Magritte


RENÉ MAGRITTE

Nasceu na Bélgica em 1898. Sua obra é marcada pela criação de cenas simples nas quais um único detalhe é suficiente para provocar no espectador uma sensação de absurdo e uma impressão de mistério.
Foi integrante do movimento surrealista, criado por escritores e artistas em 1924, em Paris.
Os surrealistas propunham a fusão de dois estados - os sonhos e a realidade.
René Magritte morreu em 1967.
Obsrve na obra acima como Magritte utiliza sua memória para representar a partir da observação de um ovo.

DESENHO DE OBSERVAÇÃO

O desenho de observação ou desenho natural é a representação que fazemos do que vemos à nossa volta. O mais importante nesse aprendizado é o exercício do olhar. Olhar atenciosamente para o que desejamos desenhar, com olhos de um bom observador.

DESENHO BASEADO EM FORMAS GEOMÉTRICAS

A figura geométrica é um elemento muito utilizado por vários artistas. Esses artistas podem começar o seu trabalho a partir de uma figura geométrica ou ainda acrescentá-la à sua criação, enriquecendo o resultado final. Observe as obras a seguir,em todas contém o elemento geométrico.

Mulheres - Flávio de Carvalho


Mulheres - Flávio Carvalho


Morro da Favela (1924) - Tarsila do Amaral


Claudio Tozzi


Alexandre Eduardo B. O.
Ensino Fundamental T. 18AN Escola O Acadêmico/Canoas






Anquizes P. N. Garcez
Ensino Fundamental T. 18AN Escola O Acadêmico/Canoas



Sandrine E.S.Lopes
Ensino Fundamental T. 18AN Escola O Acadêmico/Canoas


Nenhum comentário:

Postar um comentário