terça-feira, 2 de março de 2010

Elemento da Imagem Visual - PONTO




GEORGES SEUTAT nasceu em Paris, em 1859. Quando trabalhava, colocava cores puras como pequenos pontos, um ao lado da outra, diretamente na tela, produzindo assim sensações de novas cores aos olhos do observador. Esta técnica era chamada de pontilhismo porque a obra era composta por meio de pontos ou manchas. Georges Seurat, morreu em Paris, em 1891.

TÉCNICA DO PONTILHISMO - No pontilhismo , as figuras são representadas por pequenos pontos ou manchas coloridas, um ao lado do outro, que se misturam quando mqntemos uma certa distância da obra observada.
O pontilhismo surgiu em 1884, dentro do movimento Impressionista. Nuitos artistas usavam e ainda usam o ponto como elemento de base para a construção de imagens na pintura.
Principais artistas que urilizavam a técnica do pontilhismo: Georges Seurat. Claude Monet, Edgar Degas, Edouard Manet, Paul Signac e Pierre Auguste Renoir.

IMPRESSIONISMO

Movimento iniciado em 1870, em Paris, por um grupo de artistas que tinham algumas características em comum. Gostavam de pintar ao ar livre, retratando a natureza e os efeitos da luz sobre ela. Como a luz muda muito depressa, pintavam rapidamente, dando pinceladas ligeiras e suaves. Negavam os temas bíblicos e orientais, muito explorados até então, e preferiam retratar temas da vida cotidiana.

Utilização dos pontos:

Podemos utilizar o ponto para conseguir diversos efeitos como sombrear, delinear e contornar . O ponto pode ser representado em tamanhos diferentes. Também podemos agrupar pontos de maneira que fiquem mais dispersos ou mais próximos uns dos outros, produzindo resultados bem diferentes. Observe:




sombreado
agrupamento de pontos para dar a sensação de claro e escuro






Delineado
é o mesmo que desenhar com pontos, detalhando a figura.







contornado
é contornar o desenho, fechando a figura




Nenhum comentário:

Postar um comentário