terça-feira, 16 de março de 2010

IMAGENS IMPRESSIONISTAS

"Venice Twilight" - Caude Monet






O IMPRESSIONISMO foi um movimento iniciado em 1870, em Paris, por um grupo de artistas que tinham algumas características em comum. Gostavam de pintar ao ar livre, retratando a natureza e os efeitos de luz sobre ela. Como a luz muda muito depressa, pintavam rapidamente, dando pinceladas ligeiras e suaves. Negavam os temas bíblicos e orientais, muito explorados até então, e preferiam retratar temas da vida cotidiana.

Os impressionistas não se preocupam com os temas sociais e políticos e nem mesmo em retratar a realidade como ela é. Com a invenção da máquina fotográfica, o artista começa a assumir outra função na sociedade. Agora ele quer retratar a realidade como ele a vê.
Os impressionistas foram muito criticados por tudo isso, e começaram a organizar suas próprias exposições (1874 a 1886). N a primeira delas o quadro de Claude Monet, Impressões: o Nascer do Sol, sugeriu ao crítico Louis Leroy o nome de Impressionista para denominar esse grupo de artistas, com um certo tom de desprezo.


Impressão: O Nascer do Sol - Claude Monet


Monet pintou, durante um ano, cinquenta imagens, em horários diferentes, da Catedral de Rouen, reproduzindo a incidência da luz. Assim, ele pretendia analisar as diferentes influências que a luz pode exercer sobre a percepção da realidade.











no impressionismo as figuras não tinham contornos nítidos. Ao olharmos uma obra impressionista de perto vemos pinceladas separadas que produzem a sensação de manchas sem contorno.

Observe algumas obras em que Édouard Manet retratou de seus colegas impressionistas:


O Balcão - Manet (A mulher sentada é a pintora Berthe Morisot)


Claude Monet Pintando em seu Barco-Estúdio- Édouard Manet






A aula de Dança - Edgar Degas

Conhecido como "O pintor das bailarinas".



Interessante notar a presença da figura feminina no fazer artístico desse período. O tema das obras da artista Berthe Morisot, abrangem o universo feminino.

"O Berço" (1872) é uma das obras primas da pintora impressionista francesa Berthe Morisot. Nela, uma jovem vigia devotadamente seu bebê que dorme no berço. A expressão de amor e ternura implícitos nessa pintura é conseguida não só pela cuidade disposição das figuras, mas também pela sutil harmonia de cores e pinceladas. O cuidado na representação dos tecidos, tal como o véu sobre o berço e a cortina de cetim atrás da mulher, combinados com uma luz homogênea e com a frontalidade da obra aumentam a intimidade desta cena.



O Berço - Berthe Morisot






Acho fantástico as produções do Impressionismo, sobretudo as obras de Berthe Morisot. Acredito que toda a mulher deve se identificar com o trabalho de Morisot pois afinal, mostra um universo que nenhum artista poderia retratar tão bem como uma mulher!




Um comentário: