sábado, 6 de março de 2010

MOSAICO PASSO A PASSO



Este trabalho foi realizado pela professora Maria Lucia Lino Carneiro da cidade de Goiânia/GO

Material:

-Caixa de madeira
- Cola para madeira
- Pasta para juntas (daquela que se usa para meter entre os azulejos, compra-se nas lojas de tintas ou materiais de construção)
- Pedacinhos de plástico de várias cores, obtidos a partir do corte de embalagens usadas
- Tinta para madeira
- Verniz incolor

1º Passo:
Começa-se por marcar o desenho a lápis. Neste caso optei por um desenho geométrico, feito com a ajuda de um esquadro e de um compasso:



2º Passo:

Depois do desenho feito, espalha-se um fino fio de cola sobre as linhas (com a ajuda de um palito, por exemplo) de modo a formar o contorno. Para isto usei pecinhas pretas que criam um bom contraste relativamente às outras cores. Feito o contorno é começar a preencher os espaços com as peças coloridas:





3º Passo:

Aqui vemos as peças já todas coladas. Convém deixar secar bem a cola antes de seguir para a próxima fase (vê-se que está seco quando a cola deixa de ser branca e passa a transparente):






Depois de bem seco, passa-se a pasta para juntas sobre o desenho. Usa-se os dedos, em movimentos circulares, para um acabamento mais cuidado. Depois dos espacinhos estarem todos preenchidos, continua-se a passar com os dedos até retirar todo o excesso da superfície do mosaico. Por fim, fica assim:





4º Passo:


A pasta seca relativamente depressa - em 15 minutos está pronto e passa-se à fase de acabamento. O acabamento consiste em pintar a caixa com tinta para madeira e passar verniz incolor sobre o mosaico. Aqui a peça acabada:

Nenhum comentário:

Postar um comentário