quarta-feira, 3 de março de 2010



OS PRIMEIROS ARTISTAS DA HUMANIDADE

Os primeiros artistas da humanidade foram os homens da Pré-história. Eles viviam em pequenos grupos e eram nômades, não tinham lugar fixo para habitar. Alimentavam-se da caça, da pesca e da colheita de frutos.







Dois fatos foram muito importantes nesse período: o homem aprendeu a fazer o fogo, com o qual se aquecia e afugentava os animais, e a utilizar as pedras lascadas, com as quais confeccionavam instrumentos para caçar, guerrear e realizar entalhes nas paredes. Por isso o primeiro período da Pré-História ser chamado de Período da Pedra Lascada ou Paleolítico.


Mesmo construindo um instrumento, nota-se que o homem primitivo importava-se com a forma e a beleza das peças.
O homem pré-histórico costumava se abrigar em cavernas e em cabanas construídas com paus e ossos de mamutes, tendo o teto coberto por ramagens ou peles de animais. É nas cavernas que encontramos as primeiras pinturas realizadas pelo homem. São verdadeiros "Salões de arte" com pinturas de ursos, cavalos, veados, bisões etc.




É desconhecido o motivo pelo qual os homens pré-históricos desenhavam nas paredes das cavernas. A teoria mais aceita é a de que esses desenhos eram feitos por caçadores. Tudo que conseguissem desenhar poderiam dominar, ou seja, num sentido mágico, eles poderiam interferir na captura de um animal desenhando-o ferido mortalmente, podendo dessa forma, dominá-lo com facilidade. Assim, as pinturas eram representação da natureza, tudo para garantir uma boa caçada e consequentemente, a sobrevivência.
Para pintar, o homem produzia suas próprias tintas misturando terra 9geralmente avermelhada por ser rica em minérios) com carvão, sangue e gorduras de animais. Utilizava os dedos e, provavelmente, também pincéis rudimentares (como tocos de madeira), conforme alguns objetos encontrados por arqueólogos.












Também era muito importante para o homem da pré-história garantir a continuidade da sua espécie. Demostrava esse sentimento esculpindo figuras femininas em pedra ou marfim com formas bem avantajadas : seios, quadris e ventres enormes, o que ressalta a importância da fertilidade. Essas esculturas são chamadas de Vênus.



No Brasil também encontramos pinturas rupestres (feitas em rochas) que comprovam a existência do homem na américa a milhares de anos.




Aos poucos , o homem descobre como plantar e domesticar os animais, alterando completamente sua vida. Ele não precisa mais viajar em busca de alimentos e passa a fixar-se em regiões à beira dos rios. Dessa forma, surgem as primeiras aldeias e a divisão das tarefas diárias: os homens caçam e constroem abrigos 9casas de madeira e barro) e as mulheres plantam e realizam trabalhos artesanais, como cerâmica (peças feitas manualmente para transportar grãos e utensílios domésticos feitos com madeira e osso) e a tecelagem (obtida da lã de carneiros).





Se, por um lado, a sobrevivência diária é garantida pela agricultura e criação de animais, por outro, o homem continua a se preocupar com as forças da natureza ( sol, chuva, eclipse etc) e com a morte.
Estimulado por essas preocupações, o artista da pré-história constrói menires (blocos de pedra fincados no chão) e dólmenes (dois menires com uma pedra apoiada em cima como uma mesa gigante), que são considerados cemitérios ou, no caso de Stonehenge, na Inglaterra, um monumento ao sol.



As aldeias começam a crescer e torna-se necessário que cada uma delas defenda seu território. As armas passam a ser mais estruturadas e o homem deixa de lascar as pedras e passa a poli-las mediante atrito (daí esse período ser denominado de Período da Pedra Polida ou Neolítico).
Provavelmente da mesma forma que o homem observou que ao redor do fogo o barro endurecia e assim descobriu como fazer peças de cerâmica, ele agora observa que certas pedras derretem na fogueira. Descobre a metalurgia (fundição de metais) e usa essa novidade para confeccionar armas mais resistentes e perigosas.
Historicamente, entraremos na Idade dos Metais, que compreende o Período do Cobre, o Período do Bronze e o Período do Ferro.






Com a utilização dos metais, o homem desenvolveu técnicas e aperfeiçoou seus instrumentos e métodos agrícolas. Aos poucos, as aldeias passaram a produzir mais, gerando assim excedentes que eram trocados por produtos de aldeias vizinhas. Muitas dessas aldeias iriam mais tarde transformar em cidades e civilizações conhecidas

12 comentários:

  1. Isso é incrivel !!!! sou uma estudante e estou estudando isso minha professora pediu imagens e um comentario eu achei imprecionamnte e entre no meu blog também :http://jornaldacomediadcn.blogspot.com/

    OBS:DESCUPA PELOS ERROS ORTOGRAFICOS !!!!!KKKKKK

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deem uma olhada no meu também!
      www.makeaquarella.blospot.com

      Excluir
  2. Caroline, fico muito feliz que esta postagem tenha servido para você! Um grande abraço! Ana Maria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns seu blogger, é mto legal... sou arte educador, fiquei impressionado com seu trabalho, e pela variedade de conteúdo. Parabéns novamente!!!!

    ResponderExcluir
  4. Italo: Obrigado!! Fico feliz que vc tenha gostado!!

    ResponderExcluir
  5. muito bom isso
    visitem meu site:www.ñpoderir.blogspot.com
    é de piada

    ResponderExcluir
  6. gostei muito estou estudando para a minha prova isso me ajudou muito o blog está de parabens...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maycon, que bom que voc~e gostou!! Desejo a você uma boa prova!

      Excluir
  7. gostei muito isso me ajudou muito!!!

    ResponderExcluir