segunda-feira, 8 de março de 2010

PRIMEIRO E SEGUNDO PLANOS




Nosso globo ocular é capaz de alcançar profundidade diferentes. Elas são projetadas na nossa mente como figuras maiores, dependendo da distância em que encontramos o objeto a ser observado. Por exemplo, se você estiver em uma praia e avistar um barco em alto-mar ele lhe parecerá pequeno. A medida que ele for se aproximando, ficará cada vez maior, até você enxergá-lo em tamanho real.

Observe o desenho abaixo, o que está em primeiro plano?






Para fazer um desenho de uma paisagem, por exemplo, dando a sensação de longe e de perto, devemos observar sempre:
a) em primeiro plano, fica o que está mais perto do observador;
b) em segundo plano, fica o que está mais distante do observador.

Observe as obras de Di Cavalcanti, como ele utilizava este recurso:




EMILIANO DI CAVALCANTI nasceu no Rio de Janeiro em 1897 e morreu no ano de 1976.Frequentador das redações de jornais, rodas de boêmios e de intelectuais, inspirava-se nas pessoas que conhecia para criar suas caricaturas. Foi o primeiro artista a retratar a mulata brasileira, seu tema predileto, com beleza e graça.







Mulheres na Janela


Observe na imagem abaixo. Foi feita uma montagem com figuras recortadas e colocadas em um cenário imaginado por Letícia Menchik Bocchese (11 anos):



Você também pode fazer uma montagem com recortes de revista e colocar em um cenário criado por você mesmo! Experimente!

Veja como fazer:


6 comentários:

  1. Interessante observar també, é o que está em primeiro e segundos planos... Os cavalos estão em primeiro plano, a casa maior em segundo e a casa menor em terceiro... Parabéns Letícia!!!

    ResponderExcluir
  2. muito obrigada voce audou uma estudante deseperada deus le page

    ResponderExcluir
  3. eish, muito obrigada. Acabou de me ajudar, vou ter teste xd

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Estou feliz em saber que o conteúdo deste blog esteja sendo útil para estudantes "desesperados"(ehehehehe) e para vc Rainbow! Grande abraço!

    ResponderExcluir
  6. Ana parabéns pela iniciativa de criar este blog. Sou profª de Língua Portuguesa e trabalho por área, portanto, preciso trabalhar Arte e apesar de gostar não tenho grandes habilidades. Salvei seu blog nos meus Favoritos. Muito Obrigada. Ângela de Divinópolis/MG

    ResponderExcluir