terça-feira, 13 de abril de 2010

ARTISTAS BRASILEIROS DO SÉCULO XIX

Os artistas brasileiros do século XIX passaram a frequentar a Academia de Belas-Artes para aprender técnicas de desenho e pintura. Entre os pintores desse período destacamos:

PEDRO AMÉRICO (1843-1905):

Pintava temas bíblicos, quadros históricos e retratos. Começou sua carreira muito cedo. Aos 9 anos, viajou durante vinte meses pelo interior do Norte e Nordeste do Brasil acompanhando uma expedição científica como desenhista. Estudou na Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro e na Escola de Belas-Artes em Paris.



Moisés e Jocabete - Pedro Américo





Fausto e Margarida - Pedro Américo




Independência ou Morte - Pedro Américo


VITOR MEIRELES (1812-1903):

Pintava cenas históricas e mitológicas. Iniciou, em 19847, seus estudos na Academia de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Foi nessa escola que obteve como prêmio uma viagem à Europa, onde aprimorou ainda mais seus conhecimentos. Em 1961, retorna ao Brasil e passa a lecionar pintura histórica, pintura de paisagem e desenho.


Soldado Paraguaio de Bruços - Vitor Meireles


Primeira Missa no Brasil - Vitor Meireles





ARSÊNIO CINTRA DA SILVA (1833-1883):

Nasceu em Recife, Pernambuco. Pintava paisagens ao ar livre e foi o introdutor da pintura guache no Brasil, técnica aprendida nos três anos que passou na Europa. Apesar de ser um dos pioneiros de pinturas ao ar livre, pouco nos restou de sua obra.



Vista dos Arredores de Paris - Arsênio Cintra da Silva

Muitas de suas obras foram vendidas quando ele voltou da Europa, devido ao sucesso de seu trabalho através de Exposições Gerais de Belas Artes (medalha de prata em 1864). Porém, alguns não simpatizaram com o seu crescimento, e ele teve dificuldade em administrar a situação. Em seguida sofreu de uma moléstia lenta e devastadora, que acabou levando-o à morte.

Encontra-se no Museu Nacional de Belas-Artes a obra "Vista dos Arredores de Paris" com harmônico colorido, escondendo a melancolia da inspiração.

Um comentário: