quinta-feira, 29 de abril de 2010

ACRÍLICA EM TELAS



Tintas Acrílicas

Um subproduto da nova indústria de plásticos, as tintas acrílicas foram inventadas na década de 50. Talvez por serem recentes na cena artística, sofrem certo preconceito, o que é pena, já que são tão versáteis quanto as tintas a óleo, tendo ainda algumas qualidades singulares.

Uma delas - vital para o amador -é que secam bem depressa, podendo ser repintadas quantas vezes for necessário. Pode-se, é claro, repintar em óleo, mas como estas secam devagar, há sempre o risco de borrar as cores, criando uma mistura enlameada. As tintas acrílicas, uma vez secas, ficam imóveis, portanto, cada nova camada recobre a anterior por inteiro, sem mesclar as cores.

Outra vantagem é a facilidade de se pintar em qualquer superfície, de papel e prancha a tela, sem nenhuma preparação prévia.

As desvantagens da pintura em tinta acrílica são que as alterações só podem ser feitas através de camadas sobrepostas, e a tinta seca tão rápido que esta não pode ser movida como a tinta a óleo. Também os pincéis devem ser deixados em recipiente com água, ou lavados com frequência para não estragarem. Entretanto, as virtudes das tintas acrílicas superam estes pequenos empecílhos e aqueles que estão começando vão encontrar nelas o meio perfeito para iniciar.




Linha do Horizonte
Acrílica em tela








Sossego
Acrílica em tela





Gêmeas
Acrílica em tela






Rascunho de Flores
Acrílica em tela




Jardim em Vasos
Acrílica em tela




As Seis Tulipas
Acrílica em tela



terça-feira, 27 de abril de 2010

MOSAICOS E COLAGENS EM PEÇAS DE MADEIRA

Trabalhos realizados em aula por alunos do Ensino Fundamental, turma 18AN da Escola O Acadêmico em Canoas.



Sandrine E. S. Lopes





Alexsandro Paiva






Rosélia Santos de Souza






Roger Fernandes Neves









Sérgio Nunes










Alexandre Eduardo B. O.

TRABALHOS ENVOLVENDO CONCEITO DE "PRIMEIRO E SEGUNDO PLANOS"




A proposta para esta atividade foi:







Sergio Nunes
Ensino Fundamental - T.18 AN Escola O Acadêmico/Canoas







Edna Lins
Ensino Fundamental - T.18 AN Escola O Acadêmico/Canoas





Sandrine Lopes - A Chuva
Ensino Fundamental - T.18 AN Escola O Acadêmico/Canoas






Dionatan do Amaral Souza
Ensino Fundamental - T.18 AN Escola O Acadêmico/Canoas







Rosélia Santos de Souza
Ensino Fundamental - T.18 AN Escola O Acadêmico/Canoas



TRABALHOS ENVOLVENDO CONCEITO DE SIMETRIA





A proposta para esta atividade era de compor uma imagem com uma "ciranda de papel" ou com uma "toalhinha de papel".





Confira o resultado:





Patrick Mendes
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas






Jéssica Cristina dos Santos
Ensino Fundamental -T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas


Charles Famagio

Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas





Carolini de S. Campos
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas




Wagner Leonardo de S. Lima
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas





Bruna Dias Cunha
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas




Tariky da Rosa
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas






Stefani Ribeiro
Ensino Fundamental - T. 18AM Escola O Acadêmico/Canoas







David Morais Rosckof
Ensino Fundamental -T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas





Fabiana Frick
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas




Isaias Farias Soares
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas



Junior Dutra
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas





Vinicius Diniz
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas



Rosélia Santos de Souza
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas




Felipe Araújo Munck
Ensino Fundamental - T. 18 AM Escola O Acadêmico/Canoas





Nicolas
Ensino Fundamental - Escola O Acadêmico/Canoas
18 AM de 2009








Dionatan do Amaral Souza
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas











Paula Carolini
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas





Jhonata Batista
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas





Leonardo Silva
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas




Rafael Perizotto
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas





Aroldo S. Mendes
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas





Sérgio Nunes
Ensino Fundamental - T. 18 AN Escola O Acadêmico/Canoas

sexta-feira, 23 de abril de 2010

PROPRIEDADES DO SOM: ALTURA (1)



Os sons possuem propriedades importantes que acontecem ao mesmo tempo e determinam as variações em uma melodia. Sem essas propriedades, não haveria música!

As quatro propriedades do som são:

altura

duração

intensidade e

timbre.

Algumas pessoas chamam essas propriedades de "qualidades sonoras".


A ALTURA DO SOM

Tal como a intensidade, é possível identificar a altura do som ao comparar dois ou mais sons.
O som agudo possui alta freqüência, isto é, maior número de vibrações por segundo, ao passo que o som grave tem baixa freqüência. A nota la normal tem a freqüência de 440 hertz (Hz), que é o padrão de altura.



Podemos perceber com facilidade a altura dos sons produzido pelos instrumentos musicais de corda e de sopro, e também pelos instrumentos de percussão.
Geralmente os instrumentos menores possuem sons mais agudos do que os maiores. Isso acontece por causa do material que está vibrando e também em virtude do espaço disponível, no interior do instrumento, para a produção da freqüência das ondas sonoras.

Observe a comparação de alguns instrumentos de mesmas familias:

CORDA

Quanto mais curta e esticada for a corda, mais agudo será o som.

Som agudo: violino





Som grave: Violoncelo
Nathan Sawaya

SOPRO

Quanto mais curta for a coluna de ar, mais agudo será o som.



Som agudo: Flautim
Fábio Pinto da Costa




Som Grave: Trompa
Mayra Badan Salviato
Marcos Rodrigo Domingues



PERCUSSÃO

Quanto maior for o material usado no objeto que está sendo percutido, mais grave será o som.

Som Agudo: Tamborim



Som Grave: Tímpanos