quarta-feira, 16 de junho de 2010

ROCOCÓ



O estilo artístico Rococó teve sua origem na Fraça. No final do século XVII e início do século XVIII a França tornou-se a nação mais poderosa da Europa em termos miitares e culturais. Paris se transformou na capital das artes plásticas, posição que foi ocupada por Roma durante séculos. Nesse momento que surge o Rococó, estilo artístico que foi ao mesmo tempo um desenvolvimento e uma reação ao estilo Barroco e que se caracterizou pelo uso de formas curvas e pelo excesso de ornamentos, tais como conchas, flores e laços. O termo deriva do francês rocaille, que significa “incrustações de conchas, pedrinhas e fragmentos de vidro com que se enfeitam grutas”, e de uma combinação das palavras barroco e rocaille.
O Rococó se opôs ao espírito grandioso do Barroco, pois os franceses passaram a dar valor à elegância e à conveniência, quando o rei Luís XI começou a perder sua popularidade.

Em 1715, quando Luís XV, um jovem amante dos prazeres, foi coroado rei, a corte francesa mudou-se de Versalhes para Paris. Os ricos banqueiros e comerciantes parienses encontraram na arte uma forma de ostentar poder e de serem aceitos pela aristocracia. Dessa maneira, o Rococó estabeleceu-se como estilo dominante e permaneceu na França até 1780, período governado por Luís XVI, neto e sucessor de Luís XV. Por esse motivo o Rococó também ficou conhecido como estilo Luís XV .

Em contraste com o Barroco, as cores do Rococó são leves e vivas, o branco e os tons claros de rosa, azul, verde substituíram as cores sombrias e o excesso de dourado. As decorações se transferiam das igrejas e palácios para salas privadas. A intimidade, a alegria das expressões e cores e a predominância de temas que retratavam as futilidades da nobreza francesa são as principais características que identificam o Rococó.
Quanto à arquitetura, o estilo rococó manifestou-se principalmente nos interiores das construções. Paredes e tetos de salões eram ornamentados com pinturas suaves e elementos decorativos, como flores e laços . Em oposição à exuberância e riqueza dos interiores, as fachadas das construções no Rococó eram simples, as texturas suaves e as numerosas janelas substituíram o relevo abrupto das superfícies e as cores vivas utilizados anteriormente no Barroco.
Dan]ma e Cavalheiro com Duas Meninas - Lancret

Retratavam em suas telas as festas ao ar livre, muito comuns entre a nobreza do séculoXVIII.
Outra característica que predominou na pintura rococó foi a sensualidade. Frangonard tinha uma forte inclinação para a natureza, e na maioria de auas obras as figuras humanas se fundem com o volume e a exuberância da vegetação.

O Balanço - Fragonard
Notamos também a valorização dos objetos de decoração, móveis, estatuetas e demais utensílios de uso doméstico eram ricamente decorados. Merecem destaque especial os objetos de porcelana que, a partir de 1710, passaram a ser fabricados na Europa ao invés de serem importados do Oriente, como acontecia até então.

A partir de 1756 a Manufatura Real de Porcelana de Sèvres passou a produzir as mais finas porcelanas em grande escala. Dessa maneira a cidade de Sèvres, no norte da França, ficou famosa por produzir um dos materiais integrantes do Rococó.
Um bonheur-du-jour, secretária para a senhora de metades do século XVIII, peça feita por Martin Carlin com leve decoração floral e usado placas de porcelana de Sèvres. A curva suave das pernas sugere o fim do estilo Rococó.


Jarro de porcelana de Sèvres, par de xícaras francesas e fruteira da Companhia das Índias do século XVIII.


ARTE BARROCA


O surgimento da arte barroca no século XVII, na Itália, deve-se a uma série de mudanças econômicas, religiosas e sociais ocorridas na Europa. Com o humanismo, o Renascimento e, principalmente, a Reforma, a Igreja católica teve seu poder enfraquecido. O grande Império cristão começou a se fragmentar em diversas religiões, pois a força da razão libertava o homem do autoritarismo. A Igreja católica, para reconquistar prestígio e poder, organizou a Contra-Reforma, isto é, tomou iniciativas importantes para difundir sua doutrina. Uma dessas iniciativas envolveu a edificação de grandes igrejas. É na decoração dessas igrejas que nasce a arte barroca. Arquitetos, escultores e pintores foram convocados para transformar igrejas em verdadeiras exibições artísticas, cujo esplendor tinha o propósito de converter ao catolicismo todas as pessoas.

Diferentemente do Renascimento, em que as figuras são apresentadas de forma estática como se estivessem posando para um retrato, no Barroco elas passam a ser apresentadas de forma teatral, isto é, parecem sempre estar em movimento. Jogos de luz dão intensidade dramática à cena, destacando os elementos mais importantes do quadro, os quais formam uma composição diagonal. A simetria e o equilíbrio entre arte e ciência, metas que o artista renascentista buscava de forma consciente, são rompidos na arte barroca, que procura retratar temas religiosos, mitológicos e do cotidiano com a predominância da emoção e não da razão. Através de um colorido intenso e de um contraste de claro-escuro, a arte barroca consegue expressar de forma peculiar os sentimentos humanos.

Entre as principais características do barroco, portanto, é possível ressaltar:

=> predomínio da emoção através de uma arte que buscava interagir com todos os sentidos de seus observadores;

=> grandes contrastes de luz e sombras;

=> pintura com efeitos ilusionistas

=> dramaticidade e comoção.



Características da pintura barroca:

=> composição assimétrica diagonal e a busca por um estilo grandioso, monumental, retorcido;

=> acentuado contraste de claro-escuro para intensificar a sensação de profundidade.

Um dos pintores italianos que mais se destacaram na arte barroca foi:


Michelangelo Merisi da Caravaggio (1571-1610): Caravaggio, conhecido pelo nome de sua terra natal, pintou, entre 1599 e 1610, telas monumentais para a capela da igreja de S. Luigi dei Francesi. Suas obras possuem um realismo nunca visto anteriormente. Os temas sagrados são retratados como um acontecimento contemporâneo entre as pessoas humildes; as figuras bíblicas assemelham-se a trabalhadores comuns, com fisionomias curtidas pelo tempo.


Observe na imagem “Sepultura de Cristo” de Caravaggio, a movimentação das figuras, a luminosidade dirigida para o corpo de Jesus e a forte expressão no rosto dos componentes da cena.


Sepultura de Cristo - Caravaggio



Peter Paul Rubens (1577-1640): Rubens nasceu em Siegen, na Alemanha, lugar em que seu pai, um advogado holandês, se refugiou para escapar da perseguição religiosa. Aos 10 anos de idade, após a morte de seu pai, Rubens vai para a Antuérpia acompanhado de sua mãe. Foi na Antuérpia que ele teve como um de seus mestres o pintor Otto van Veen, que o influenciou a ir para a Itália. Em 1600, dois anos após ter se tornado mestre, Rubens vai para Roma, onde conhece as obras renascentistas que serviriam de base para seu grande estilo.


Rubens costumava dar às vestimentas um colorido exuberante que contrastava com a pele clara das figuras retratadas. Trouxeram da Itália a predileção por telas gigantescas e foi mestre na arte de dispor as figuras, a luz e a cor numa vasta escala, sugerindo um intenso movimento.

Ereção de Cruz - Rubens

Rembrandt van Rijn (1606-1669): Foi o maior artista da escola holandesa. Nasceu em Leiden e se mudou para Amsterdã aos 17 anos. Sua obra se caracteriza pela predominância de expressões dramáticas e pela utilização de vívidos efeitos de luz. Rembrandt conseguiu reproduzir em suas telas uma gradação de claridade nunca vista antes. Embora os retratos e cenas religiosas e mitológicas constituam a maior parte da obra, ele também contribuiu de forma original a outros gêneros, incluindo natureza morta e o desenho.


A Sagrada Família - Rembrandt
(A luminosidade é dirigida para a figura de Maria e o menino.)


Diego Velázquez (1599-1660): O maior pintor da escola espanhola, mestre na representação de luz e sombra. Nasceu em Sevilha, e logo na adolescência produziu obras que impressionam pela elaborada técnica utilizada. Em 1623 foi nomeado um dos pintores da corte do rei Filipe IV, tornando-se o mais prestigiado pintor do reino espanhol. Embora tenha se dedicado a pintar retratos da realeza, também registrou em seus quadros o cotidiano de pessoas humildes de seu país.

A Velha Fritando Ovos - Velázquez


As Meninas - Velázquez


ESCULTURA BARROCA
O equilíbrio entre razão e emoção, característica da escultura renascentista, desapareceu com o predomínio do Barroco, que escolheu a dramaticidade das expressões e o dinamismo dos movimentos como elementos básicos de seu espírito. Essas peculiaridades da escultura barroca se concretizam através da predominância de linhas curvas, excesso de dobras nas vestes e a utilização do dourado. Como na pintura, o impulso inicial para esse desenvolvimento artístico partiu de artistas italianos, entre os quais Gian Lorenzo Bernini (1598-1680) foi o mais importante. Arquiteto, escultor, urbanista e pintor, Bernini tornou-se o principal artista da corte papal e de Roma.
Características da Escultura barroca, portanto:
=> predomínio das linhas curvas, dos drapeados das vestes e do uso de cor dourada;
=> rostos e gestos dos personagens mostram emoção e dramaticidade.

Observe:

Escultura que mostra grande movimentação e vigor. Compare com a escultura de Davi, de Michelangelo
ARQUITETURA BARROCA
A arquitetura barroca também se caracterizou pelas diferentes combinações de elementos que criaram efeitos de forma e luz, rompendo com a frontalidade dos estilos arquitetônicos precedentes e com os valores renascentistas de simplicidade e racionalidade.
A igreja de Gesú foi a primeira igreja de estilo barroco construída em Roma e pertencente à recém fundada Companhia de Jesus, ordem religiosa que tinha como um dos objetivos combater a Reforma na Europa.
Igreja de Gesú – Giocomo della Porta
Na igreja barroca é comum a predominância de cúpulas altas e imponentes. No seu interior, uma fileira de pequenas capelas estendia-se de um lado ao outro da nave, cada qual com um altar ricamente decorado. Em cada um desses altares, uma imagem de santo era colocada para incentivar os fiéis à devoção a Deus e à adoração dos santos. Essas são algumas das características arquitetônicas que atendiam as necessidades da igreja católica de proclamar e exibir o seu triunfo e poder.


TESTE SEUS CONHECIMENTOS COM ALGUNS EXERCÍCIOS:

1- São características da Arte Barroca
I- simetria, equilíbrio e representação da realidade objetiva
II- composição assimétrica, busca de efeitos decorativos e visuais, efeitos ilusionistas
III- valorização do corpo, fortes contrastes entre claro e escuro, simetria
Qual (ais) alternativa(s) está(ao) correta (s)?
a) I
b) II
c) III
d) I e IIi
e) I, II e III

2- A Arte Barroca tinha por principal objetivo:
a) transmitir valores sociais da burguesia ascendente
b) destacar a beleza da vida da nobreza
c) despertar a fé em Deus através de todos os sentidos
d) valorizar o absolutismo monárquico
e) reinterpretar os valores humanistas do renascimento

3-Diego Velázquez foi um dos mais destacados pintores da Arte Barroca. Entre suas obras famosas destaca-se:
a) Guernica
b) Santa Teresa em êxtase
c) Santa Isabel de Portugal
d) As Meninas
e) Vocação de São Mateus

4- Explique quais são as principais diferenças entre o estilo da pintura renascentista e a pintura barroca:

5- Qual era a relação dos artistas barrocos com a Igreja Católica? Explique.

RESPOSTAS:
1- b
2- c
3- d

4- Enquanto na pintura barroca mostra a presença de dramaticidade e emoção, na pintura renascentista observa-se o equilíbrio das emoções.
-Enquanto na arte barroca mostra-se assimétrica, a pintura renascentista mostra-se em simetria e equilíbrio com as artes e ciência.
-No Renascimento as figuras são apresentadas de forma estática como se estivessem posando para um retrato, no Barroco elas passam a ser apresentadas de forma teatral, em movimento.

5- As obras barrocas retratam o momento de conflitos religiosos e espirituais. Seu estilo traduz a tentativa de conciliar forças antagônicas: o bem e o mal, Deus e o diabo, céu e terra... A exaltação da fé cristã era o principal tema da arte barroca. O culto aos santos, criticado pelos protestantes, aparece nas obras de importantes artistas como Velazquez, Rubens e Rembrandt. A arte e os artistas barrocos contribuem para a conquista dos fiéis para a a igreja. Os artistas são bem pagos para tal tarefa. Conforme lemos no primeiro parágrafo deste texto: " É na decoração dessas igrejas que nasce a arte barroca. Arquitetos, escultores e pintores foram convocados para transformar igrejas em verdadeiras exibições artísticas, cujo esplendor tinha o propósito de converter ao catolicismo todas as pessoas.