quarta-feira, 20 de julho de 2011

ESCULTURA EM ARAME







Poderíamos dizer, para simplificar, que a escultura é a arte de representar algo em três dimensões: largura, altura e profundidade. Os materiais utilizados para realizar escultura são diversos: metal, mármore, argila, madeira, sucata, pedras, plásticos, resina... O arame, por ser um material de flexibilidade variável (quanto mais fino, mais fácil de manuseá-lo), é muito usado  nas esculturas.

No segundo bimestre deste ano, os alunos do Ensino Fundamental (EJA) da Escola O Acadêmico, em Canoas, desenvolveram um pequeno projeto envolvendo ESCULTURA EM ARAME. A proposta foi lançada e, para minha surpresa e alegria, os alunos ficaram muito entusiasmados com o trabalho, uniram-se e trouxeram o material solicitado em conjunto. O resultado está aí! Para você apreciar...






































Muitas pessoas acreditam que as pinturas ou esculturas abstratas são apenas obras sem formas, com cores absurdas e figuras retorcidas, criadas ao acaso. Esses pensamentos não correspondem à realidade. O artista, antes de iniciar seu trabalho, faz um projeto do que vai realizar posteriormente. É no projeto que ele estuda a harmonia das cores, formas, figuras e os dados de pesquisa que envolvem a criação. Somente depois de todo esse estudo é que a obra será iniciada.


Algumas vezes as formas das figuras escolhidas pelo artista são retorcidas e modificadas, de modo a exprimirem um sentimento, uma idéia. A diferença entre escultura abstrata e escultura figurativa é que na abstrata o artista representa o elemento como ele o "vê", enquanto na figurativa ele retrata o elemento da maneira mais próxima da realidade.