sábado, 5 de maio de 2012

CONTEÚDO PARA AVALIAÇÃO - TURMA 23 EMR

INTRODUÇÃO DA ARTE NO BRASIL
-> O que distingue o Brasil dos outros
->Como foi o processo de colonização no Brasil (portugueses, índios e africanos) e o resultado desse contexto histórico na arte produzida.

ARTE ANTES DE CABRAL CHEGAR AO BRASIL
-> Arte rupestre
-> Arte marajoara e tapajó (muiraquitã, igaçabas, cerâmica artesanal)
-> Arte indígena (pintura corporal,utensílios, cerâmicas, trançados, adornos plumários, os objetos de uso cotidiano e, principalmente, aqueles ligados às cerimônias e rituais estão impregnados de um desejo de fazer coisas bonitas e agradáveis ao olhar ->  expressões simbólicas da cultura.

ARTE NO PRIMEIRO SÉCULO DE BRASIL
-> Reconhecimento da arte indígena no Brasil
-> Feitorias (conceituar)
-> Taipas (conceituar)
-> Reais preocupações e interesses das autoridades portuguesas.

OS HOLANDESES NO BRASIL
->Brasil passa por mudanças -> desenvolvimento através dos engenhos de cana-de-açúcar-> portugueses sob domínio espanhol-> Brasil suspende comércio de açúcar com Holanda -> holandeses invadem o Brasil e permanecem por 24 anos.
-> cidade Maurícia -> Recife
-> Pintores holandeses retratam a paisagem e o povo brasileiro-> são verdadeiros repórteres.
->Artistas brasileiros:
1- Pieter Post -> arquiteto, projetou cidade Maurícia
2- Frans Post -> retrata a mata, a cidade e os engenhos, tudo com muito detalhe e sempre visto de longe.
3- Albert Eckhout ->  Pinta frutas, verduras, objetos (naturezas-mortas), índios, caboclos, negros, mamelucos. Ao contrário de Post, Eckout procurava pintar as figuras vistas de perto.

CONTEÚDO E DICAS PARA AVALIAÇÃO - TURMA 4AM, AN

INTRODUÇÃO DA ARTE NO BRASIL
-> O que distingue o Brasil dos outros
->Como foi o processo de colonização no Brasil (portugueses, índios e africanos) e o resultado desse contexto histórico na arte produzida.

ARTE ANTES DE CABRAL CHEGAR AO BRASIL
-> Arte rupestre
-> Arte marajoara e tapajó (muiraquitã, igaçabas, cerâmica artesanal)
-> Arte indígena (pintura corporal,utensílios, cerâmicas, trançados, adornos plumários, os objetos de uso cotidiano e, principalmente, aqueles ligados às cerimônias e rituais estão impregnados de um desejo de fazer coisas bonitas e agradáveis ao olhar ->  expressões simbólicas da cultura.

ARTE NO PRIMEIRO SÉCULO DE BRASIL
-> Reconhecimento da arte indígena no Brasil
-> Feitorias (conceituar)
-> Taipas (conceituar)
-> Reais preocupações e interesses das autoridades portuguesas.

OS HOLANDESES NO BRASIL
->Brasil passa por mudanças -> desenvolvimento através dos engenhos de cana-de-açúcar-> portugueses sob domínio espanhol-> Brasil suspende comércio de açúcar com Holanda -> holandeses invadem o Brasil e permanecem por 24 anos.
-> cidade Maurícia -> Recife
-> Pintores holandeses retratam a paisagem e o povo brasileiro-> são verdadeiros repórteres.
->Artistas brasileiros:
1- Pieter Post -> arquiteto, projetou cidade Maurícia
2- Frans Post -> retrata a mata, a cidade e os engenhos, tudo com muito detalhe e sempre visto de longe.
3- Albert Eckhout ->  Pinta frutas, verduras, objetos (naturezas-mortas), índios, caboclos, negros, mamelucos. Ao contrário de Post, Eckout procurava pintar as figuras vistas de perto. 

CONTEÚDO E DICAS PARA AVALIAÇÃO FUNDAMENTAL 8

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
->Georges Seurat
->Técnica do Pontilhismo
-> Impressionismo

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: LINHAS
->Diferentes sensações causadas pelas linhas/ tipos de linhas
->Arte abstrata
->Arte Cubista

DESENHO
-> Vida e obra de Mauricius Cornelius Eicher
-> Modalidades do desenho: 
1-     Desenho de Observação
2-     Desenho geométrico
3-     Desenho projetivo
4-     Desenho abstrato
5-     Desenho de computador
6-     Desenho ilustrativo

PERSPECTIVA
-> Vida e obra de Djanira da Motta e Silva
->Perspectiva: ponto de fuga, linha do horizonte e linhas convergentes











CONTEÚDO E DICAS PARA AVALIAÇÃO ENSINO FUNDAMENTAL 7 e FN

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: PONTO
->Georges Seurat
->Técnica do Pontilhismo
-> Impressionismo

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: LINHAS
->Diferentes sensações causadas pelas linhas/ tipos de linhas
->Arte abstrata
->Arte Cubista

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: COR
->Classificação das cores
->Fouvismo
-> Heri Matisse

ELEMENTO DA IMAGEM VISUAL: TEXTURA
-> Vicent Van Gogh

SIMETRIA E ASSIMETRIA
-> Conceituar e reconhecer simetria real ou bilateral
-> Conceituar e reconhecer simetria radial
-> Conceituar e reconhecer assimetria

PRIMEIRO E SEGUNDO PLANOS
-> Vida e obra de Emiliano Di Cavalcanti

CONTEÚDO E DICAS PARA AVALIAÇÃO - TURMA 6AM, AN, BN

REALISMO
 -> Os artistas retratam a vida e os problemas e costumes das classes média e baixa.
->Artistas: Jean-François Millet e Gustave Coubert
-> Obra de Coubert: "O Ateliê do Pintor" (explicar)
->Revolução Industrial->Torre Eiffel e Palácio de Cristal em Londres

IMPRESSIONISMO
->Os artistas pintam ao ar livre e centram-se na paisagem, voltando-se para a natureza. Retratam as diferentes incidências de luz e sol sobre a paisagem ou sobre outros temas escolhidos, como por exemplo, a fachada da Catedral de Rouen/ Claude Monet.
->Obra: "Almoço sobre a Relva" de Edouard Manet -> prenúncio do impressionismo-> recusado por dois motivos-> foge aos padrões estéticos e foge aos padrões éticos da época.
-> Salão dos Recusados-> exposição paralela->Imperador Napoleão III
-> outras obras:" Catedral de Rouen" e "Impressões do Nascer do Sol" de Claude Monet .
-> artistas: Claude Monet, Edouard Manet, Berthe Morisot, Edgar Degas e Pierre Auguste Renoir

PÓS-IMPRESSIONISMO
->Paul Cèzanne-> formas geométricas e natureza morta
->Georges Seurat -> Técnica do Pontilhismo
->Henri-Toulouse Lautrec-> figura humana, bares e cabarés.
-> Vicent Van Gogh-> vivia uma dualidade emocional, retratava isso em suas obras, usava excesso de tinta.
-> Paul Gauguin->Desconfortável com o materialismo e luta pelo crescimento social e econômico da sociedade, vai para Martinica e Taiti.

EXPRESSIONISMO
-> O artista dá importância aos sentimentos e às reações humanas diante dos fatos da vida -> deforma as figuras e utiliza as cores com intensidade.
-> Obra: "O Grito" de Edvard Munch -> não era necessário fazer o retrato clássico de uma pessoa gritando para transmitir a angústia e horror do ser humano. o artista empregou linhas onduladas para traçar a figura e a paisagem, como se quisesse mostrar que o homem e a natureza que o redeia compartilham da mesma origem e os mesmos medos, ao contrário das figuras humanas, sombras no canto da tela.