segunda-feira, 18 de março de 2013

A VOZ DO DONO - UMA ESTRATÉGIA DE MARKETING MUITO FELIZ!

His master's voice de Francis Barraud


Esta pintura me chamou muito a  atenção porque gosto muito de cachorrinhos e sou professora de  música. Os elementos principais na imagem são um fonógrafo, ( primeiro aparelho utilizado para gravação de voz e produção de sons), e o cãozinho. 
 Quando li a história dessa imagem fiquei comovida e penso que certamente você também ficará!
A história é essa:

"Quando o irmão do pintor inglês, Francis Barraund faleceu, deixou com ele um cãozinho chamado Nipper e um fonógrafo que continha alguns cilindros de música e voz.
Francis observou que, cada vez que ligava o fonógrafo com as gravações de voz de seu irmão, Nipper as reconhecia e ficava próximo ao aparelho. Decidiu então registrar o fato em uma pintura.
Ao mostrar a pintura aos seus conhecidos, foi incentivado a procurar Thomas Edison ( que patenteou o fonógrafo em 1877), com objetivo de vender-lhe a tela (e a ideia) para que ele a utilizasse como propaganda de seus produtos. Edison, porém, recusou, alegando que não havia boa associação entre cães e música. Mais tarde, em conversa com o gerente de uma loja de Londres, Francis foi incentivado a substituir o fonógrafo de Edison pelo gramofone de Emile Berlinger (proprietário da The Gramofone Co. ou Victor Talking Machine Co. nos EUA). Ele então mudou \ cena substituiu o fonógrafo por um gramofone e ofereceu seu trabalho a Berlinger. A Voz do Dono, ou seja, Nipper e o gramofone, tornaram-se a marca registrada de propriedade de Emile Berlinger, que começou a utilizá-la em seus produtos, passando a ser líder de marca de mercado. A imagem é até hoje utilizada pela RCA (atual proprietária da marca Victor)."


Francis Barraund

Fonógrafo